domingo, 28 de dezembro de 2008

Rolling Heads


Parabéns Milton Friedman, Adam Smith, Hayek, Rothbard. E condolências a todos os que messianicamente os citaram e seguiram.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia!

Agora somos todos muito espertos, já prevíamos isto há muito tempo e estes nabos não nos deram ouvidos!... Ah!, e somos todos socialistas desde pequeninos, nunca comprámos acções nem nos deliciámos com o dinheiro ganho na bolsa, claro que não, além de socialistas somos pequeninas e inocentes virgens.

Penso que seria útil alguma decência, sangue-frio e honestidade intelectual.

Agora há uma coisa que os USA têm e nós não temos e provavelmente nunca teremos, é que esta gente vai para a cadeia.

Mas se calhar as pessoas já só se contentam com Autos de Fé (fogueira com eles!). É isso que se pretende? E a seguir vamos para onde, para o socialismo ou para uma sociedade pré-industrial?

Pedro Veiga disse...

Iremos decerto para uma sociedade pós-carbono, com todas as vantagens e desvantagens que isso irá trazer. O grande desafio é adaptar o nosso padrão frenético de vida (consumista) às disponibilidades dos recursos existentes no nosso planeta Terra. Nas próximas décadas o crescimento económico terá que ser feito à custa da reciclagem e da utilização de outras fontes de energia menos rentáveis mas mais duradouras.
Sobreviveremos a esta dura transição? Espero que sim, para bem do nosso futuro aqui neste planeta.

Mr. Steed disse...

ó caríssimo anónimo. isso é demagogia da mais rasteira.

claro que alguns de nós já compraram e venderam acções e já nos deliciámos com as mais-valias e batemos com a cabeça nas paredes com as perdas.

agora, eu não sei da sua vida mas eu nunca fui responsável por um banco, nunca entrei em esquemas insustentáveis, nunca desviei fundos, nunca traí a confiança de milhares de clientes, nunca investi em off-shores nem criei empresas fantasma e, mais importante de tudo, nunca ganhei milhões para fazer essas coisas todas.

E mais, nunca andei a defender o liberalismo económico e a vender a ideia de que o papel do estado deve ser tão pequeno quanto possível porque o mercado se auto-regula. ah também nunca fui pedir que depois o estado me safasse quando as minhas brincadeiras correram mal...

O capitalismo não acabou. Vai adaptar-se e reformular-se. O que acabou foi a credibilidade de uns quantos meninos. E sabe como é...se tem dinheirito esta é a altura para comprar acções ao desbarato não é companheiro?