quinta-feira, 24 de abril de 2008

Alto do Lumiar, que futuro? - CpL e Manuel Salgado respondem (E)

E. SERVIÇOS
E.1. O PUAL materializa um ratio habitação/serviços de 3/1. Pensando quer em termos de cidade quer em termos de viabilidade da urbanização, concorda com esta proporção? Até ao presente não se encontra edificada qualquer das zonas previstas para serviços. No seu entender, em que momento deverá ter inicio a construção de escritórios? Tem conhecimento de eventuais impedimentos para a sua concretização? Quais e o que está a ser feito para a sua eliminação?


Resposta do Arqº Manuel Salgado, Vereador do Urbanismo, eleito pelo PS:

Após a concretização do realojamento (operação essencialmente concluída em 2003) foi estabelecida como estratégia, a par da habitação venda livre, a execução das infra-estruturas estruturantes e áreas âncoras com vista a fomentar a atractivamente e dinâmica da nova malha urbana, nesta mediada foram desenvolvidas as operações urbanística para as M5, a M22.1/22.2, o Complexo desportivo, e os Grandes parques urbanos.

Os grandes equipamentos desportivos e parques urbanos encontram-se parcialmente edificados. Os processos urbanísticos das referidas malhas estão em conclusão prevendo-se o início de obra no presente ano.

Em suma, 20% da área total de construção preconizada no PUAL está afecta a comércio/serviços. Os grandes núcleos de serviços terão de ter um suporte de infra-estruturas viárias que garantam a sustentabilidade dos empreendimentos.

No âmbito da revisão do PUAL está ser equacionado o aumento da área de serviços em detrimento da área habitacional.

6 comentários:

Anónimo disse...

"Os grandes núcleos de serviços terão de ter um suporte de infra-estruturas viárias que garantam a sustentabilidade dos empreendimentos."

E como, sendo optimista, so' vão ter as infra-estruturas viárias dentro de 6 anos, podem tirar o cavalinho da chuva se pensam que vão ter os grandes núcleos de serviços antes.

Pedro disse...

Falta-nos a opinião da SGAL que optou por ignorar estas perguntas, não lhes respondendo.

A menos que todos os investimentos tenham sido feitos com capitais próprios e, portanto, os possam manter em stand-by à espera de melhores dias, esta espera é um hara-kiri para a empresa. Se só faz sentido fazer serviços quando as infra-estruturas estiverem prontas, se as mesmas são essenciais para o desenvolvimento e maturação da urbanização e se, finalmente, aquelas só ficarão prontas, na melhor das hipóteses, daqui a 6 anos, então não valerá a pena construir mais habitação até lá, sob pena de se verificarem grandes dificuldades no escoamento dos produtos.

6 anos de buracos e lotes vazios? É para isto que a SGAL se está a preparar? Há uns anos atrás seria fácil convencer os promitentes compradores da velocidade das obras e do sucesso do investimento... Agora existem todos estes registos inapagáveis na net, só não se informa quem não quer, como eliminar a influência nefasta da realidade na decisão dos eventuais compradores?

E se os proprietários da SGAL decidirem rescindir com justa causa por incumprimento da outra parte o contrato com a CML e abandonarem o local? Como é que nós ficamos? A qual vereação pedimos responsabilidades?

Anónimo disse...

Nesse caso contratamos o Anton Chigurh para vir fazer uns trabalhinhos em Lisboa...

Pedro Veiga disse...

"Os grandes equipamentos desportivos e parques urbanos encontram-se parcialmente edificados. Os processos urbanísticos das referidas malhas estão em conclusão prevendo-se o início de obra no presente ano.
Em suma, 20% da área total de construção preconizada no PUAL está afecta a comércio/serviços. Os grandes núcleos de serviços terão de ter um suporte de infra-estruturas viárias que garantam a sustentabilidade dos empreendimentos."

É a piada do ano!!!!
É hilariante, sem dúvida!
Este senhor vereador é um verdadeiro ilusionista, está de parabéns!

Anónimo disse...

MENTIROSO!!!
CHULO!!!
CHUPISTA!!!
SÓ QUER É TACHO!!!
E ANDAR A MAMAR À PALA DOS OUTROS!!!

ESTE TIPO MENTE COM MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS DO QUE COM OS DENTES QUE TEM!

Anónimo disse...

MENTIROSO!!!
CHULO!!!
CHUPISTA!!!
SÓ QUER É TACHO!!!
E ANDAR A MAMAR À PALA DOS OUTROS!!!

ESTE TIPO MENTE COM MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS DO QUE COM OS DENTES QUE TEM!