sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Just to spice things up


Luís Azevedo Rodrigues, afinal é que detinha o segredo. No seu blog "Ciência ao Natural" acaba de revelar a imagem do preciso instante em que o urbanista chefe da SGAL deu por concluída a criação da Alta de Lisboa.
[Obviamente este post visa apenas criar condições para uma discussão profunda e ética sobre a oposição criacionismo/evolucionismo]

8 comentários:

Anónimo disse...

Estimo que com este tipo de posts não haja muita discussão profunda...

Anónimo disse...

Compreendo-o, Pedro. Compreendo essa sua aristrocacia ética que se exprime assim, numa ironia um pouco excessiva para alguns. Deus, criador de um mundo completo, deve ter colocado os idiotas no mundo para que as pessoas de bem criassem consciência desse mesmo mundo. Paradoxo aparente este: um mundo sem idiotas seria um mundo melhor mas são os idiotas deste mundo que alavancam, por reacção à sua mediocridade, o seu avanço.

Registei um segundo paradoxo na caricatura que publica: se os idiotas pertencem a um frasco à parte, se todas as possibilidades de côr de pele estão esgotadas nos três frascos da prateleira, que côr de pele terão os idiotas? Terão os idiotas côr de pele? Se não tiverem côr de pele serão os idiotas humanos? Julgo chegar perto da verdade se responder que a ausência de registo da côr da pele se deve ao facto de, normalmente, os idiotas não mostrarem a cara pelo que não se pode saber ao certo que côr de pele o destino lhes deu. Ou, mais prosaicamente, há idiotas em todos os tons de pele.

Teriam os urbanistas desta nova cidade tomado em consideração as reacções idiotas que surgiriam como consequência das opções que tomaram aquando do desenho do espaço? O racismo de "brancos" e "pretos"? O medo? A vìolência? A intolerância?

Teriam, como Deus quando criou o Universo, percebido que um projecto, para se desenvolver e harmoniosamente, precisa do bom e do mau? Dos crentes e dos não crentes? Dos violentos e dos pacíficos? Dos integrados e dos não-integráveis? Dos idiotas?

Saberiam que, apesar de serem os criadores deste mundo novo, ele evolucionaria sózinho, sem ajudas metafísicas externas e que o resultado final seria o resultado do que cada um dos seus habitantes escolheria fazer?

Anónimo disse...

Este parece o Manuel Machado.

Anónimo disse...

Com esses comentários, ó rui santos, tás igual ao artolas do teu homónimo da televisão: só bocas, consistência nicles!

Anónimo disse...

Não respondo a anónimos....

Anónimo disse...

Com esses comentários, ó rui santos, tás igual ao artolas do teu homónimo da televisão: só bocas, consistência nicles!

Unknown disse...

O Gary Larson (cartoonista) é mesmo bom!

Mas eu sou uma evolucionista. E acredito, portanto, que os "jerks" do mundo, e os da Alta de Lisboa tb, não estão destinados a manterem-se assim, imutáveis. Podem evoluir.

Anónimo disse...

Sim podem evoluir.. pra melhor e pra pior..