segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Eixo central da Alta de Lisboa

A construção de uma avenida como a do eixo central da Alta de Lisboa é uma boa oportunidade para se pensar na mobilidade urbana baseada em transportes públicos de qualidade.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Alta de Lisboa, Agosto de 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Alta de Lisboa, Agosto de 2007

Este local deveria ser o ponto de partida para o desenvolvimento de uma rede de eléctricos que fizesse a ligação entre os bairros situados a norte da 2.ª circular e os principais interfaces de transportes públicos. Seria uma espécie de metropolitano de superfície, à semelhança do melhor que se tem construído na Europa desenvolvida.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Amesterdão, Abril de 2005

O que é certo é que os nossos autarcas têm alguns preconceitos em relação a este tipo de transporte público. Todavia, este meio de transporte tem algumas vantagens muito importantes: não implica grandes investimentos na construção e é muito eficaz como meio de transporte entre locais pouco distantes entre si.
Outra grande vantagem deste tipo de transporte é a humanização das cidades. As ruas ganham mais espaço para os peões ao suprimir o excesso de vias destinadas aos automóveis particulares. O utente viaja comodamente à superfície ficando facilmente em contacto com a cidade, ao invés do que acontece com o metro subterrâneo. Até o comércio de rua ganha com esta opção porque a facilidade de entrar e sair do eléctrico convida as pessoas a usufruir da cidade.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Amesterdão, Abril de 2005


Como os tempos que aí vêm recomendam vivamente a poupança de recursos energéticos a implementação destes veículos não poluentes vai ao encontro desta recomendação. Pensem bem nisto, senhores autarcas de Lisboa!

2 comentários:

pedro sky disse...

Excelente tópico!
Electricos rápidos no eixo-central, descendo até às Calvanas e daí para o interface do Campo Grande.
Parece simples.
Outro bom exemplo que conheço bem: Copenhaga.

tuBo em cima disse...

parece-me uma excelente ideia mesmo!!!!
Alguém sabe previsão para o eixo estar pronto?!