A construção de uma avenida como a do eixo central da Alta de Lisboa é uma boa oportunidade para se pensar na mobilidade urbana baseada em transportes públicos de qualidade.
Alta de Lisboa, Agosto de 2007
Alta de Lisboa, Agosto de 2007
Este local deveria ser o ponto de partida para o desenvolvimento de uma rede de eléctricos que fizesse a ligação entre os bairros situados a norte da 2.ª circular e os principais interfaces de transportes públicos. Seria uma espécie de metropolitano de superfície, à semelhança do melhor que se tem construído na Europa desenvolvida.
Amesterdão, Abril de 2005
O que é certo é que os nossos autarcas têm alguns preconceitos em relação a este tipo de transporte público. Todavia, este meio de transporte tem algumas vantagens muito importantes: não implica grandes investimentos na construção e é muito eficaz como meio de transporte entre locais pouco distantes entre si.
Outra grande vantagem deste tipo de transporte é a humanização das cidades. As ruas ganham mais espaço para os peões ao suprimir o excesso de vias destinadas aos automóveis particulares. O utente viaja comodamente à superfície ficando facilmente em contacto com a cidade, ao invés do que acontece com o metro subterrâneo. Até o comércio de rua ganha com esta opção porque a facilidade de entrar e sair do eléctrico convida as pessoas a usufruir da cidade.
Amesterdão, Abril de 2005
Como os tempos que aí vêm recomendam vivamente a poupança de recursos energéticos a implementação destes veículos não poluentes vai ao encontro desta recomendação. Pensem bem nisto, senhores autarcas de Lisboa!
Há 2 meses
2 comentários:
Excelente tópico!
Electricos rápidos no eixo-central, descendo até às Calvanas e daí para o interface do Campo Grande.
Parece simples.
Outro bom exemplo que conheço bem: Copenhaga.
parece-me uma excelente ideia mesmo!!!!
Alguém sabe previsão para o eixo estar pronto?!
Enviar um comentário