quinta-feira, 5 de julho de 2007

Grupo Comunitário da Alta de Lisboa deu festa de debutantes


É sem dúvida a melhor notícia da semana. O Grupo Comunitário da Alta de Lisboa, constituído por diversas instituições como o Centro Social da Musgueira, a K'Cidade, a ARAL, entre muitas, muitas outras, deu-se ontem a conhecer à sociedade civil, ao fim de quase três anos de actividade. O GCAL tem como missão diagnosticar e intervir nos principais problemas da zona, como se sabe, ainda por estabilizar aos níveis sociais e urbanos. Um trabalho que se pretende ser para toda a população e tem um já mérito enorme. Ontem, na sessão de apresentação pública, foi explicado o que é o GCAL e apresentado o site Memórias Com Vida, que já está linkado ali ao lado. Quando tivermos o PowerPoint de apresentação disponibilizá-lo-emos para os leitores. Mais apresentações serão dadas futuramente pela Ana Barata e pelo João Tito, nossos queridos escribas do blog, e elementos de destaque do CSM e ARAL, respectivamente.

1 comentário:

Ana B. disse...

Foi bom lá estar.
E foi bom ver a receptividade com que muitas entidades e personalidades da nossa praça acolheram a ideia que o GCAL tentou passar. A ideia de que faz sentido trabalhar em conjunto, de forma articulada e integrada nas questões sociais.
Para já somos 19 entidades, públicas e privadas, de natureza e áreas de actuação muito diversificada: Saúde, educação, autarquia, instituições de solidariedade social, ongs, fundações, misericórdia e associações. Os moradores também estão representados através de 2 associações de moradores. Gostávamos de ser ainda mais, porque o trabalho é muito e os braços não chegam, e daí o propósito de mostrar o que andámos a fazer ao longo de dois anos e meio em conjunto.

A parceria tem sido efectiva e não só aparente, como tantas que conhecemos ou ouvimos falar. O empenho e o entusiasmo com que o GCAL preparou e cuidou da sua primeira apresentação em público são prova disso.

Os eixos prioritários de actuação do GCAL são a Escolaridade, a Empregabilidade e o Sentimento de Pertença à Comunidade, que abrange um projecto de Recolha de Memórias e o Clube do Ambiente com questões de higiene e requalificação urbana.

O site www.memoriascomvida.com foi feito com muito carinho, de forma participada e será actualizado regularmente com novas histórias e notícias construindo um acervo histórico da Alta. Vale a pena lá ir.

Ao contrário de muitos outros sítios em que existe uma inércia das instituições, na Alta de Lisboa há quem queira fazer muitas coisas. Às vezes não nos deixam ou não aderem suficientemente à ideia. Mostrar o que foi feito e o que se pretende fazer e para quê, pode ajudar a mudar as coisas. E como um dos oradores dizia ontem (o Dr. Rui Marques), temos todos que saber ser pontos de apoio para a mudança.