segunda-feira, 2 de abril de 2007

UMA PROPOSTA


... para os moradores do condomínio Jardins de S. Bartolomeu que, quando começar o calor, sentirão como uma maldição a magnífica exposição a Sul dos seus andares.

Considerando que uma solução uniforme é preferível ao desenrascanço individual que o desespero dos 30º à sombra trará - com aplicações de gosto e engenho múltiplos - e que, com as novas regras respeitantes ao consumo energético dos edifícios, o recurso ao ar condicionado passou a desvalorizar e não a valorizar os apartamentos, parece-me um bom ponto de partida para a resolução do problema - há mesmo um problema na concepção dos edifícios ou ainda há quem discorde?


Para além disso, foi "roubada" da capital de um país civilizado, caução sempre benéfica para os que ainda se deixam deslumbrar com esses pormenores.

6 comentários:

Tiago disse...

Há uma enorme nabice na concepção, pelo menos. O calor ainda há quem diga que não é problema; mas espermos só mais uns meses para escutarmos o uníssono. Outra coisa mal pensada é a inacessibilidade da área exterior dos vidros. Pode ser que esteja a envelhecer, aceito, e que a sedentarização dos hábitos me esteja a trair os músculos, mas estou aqui todo torcido nas costas por tentar lavar por fora as janelas com um limpa-vidros telescópico. mal me mexo, e as janelas continuam imundas...

Quanto à proposta, Pedro, acho muito simpática. Espero que seja aceite por mais pessoas. O arq., por exemplo.

Anónimo disse...

Entao a Toteser nao tem quem lave os vidros com as determinadas medidas de seguranca?
eu pago $5 por vidro a uma empresa que limpa os vidros no meu condominio.

Anónimo disse...

Pedro, sugeri a mesmíssima coisa num dos blogs dos jardins de s. bartolomeu.
Na altura argumentaram que os toldos se sujavam (como se não pudessem ser lavados) e que se rasgavam (como se não pudessem ser arranjados e/ou substituídos).
Como disse, e repito, estas soluções, desde que devidamente ponderadas pelo arquitecto responsável no que ao seu enquadramento diz respeito, são muito mais sensatas do ponto de vista energético e económico. Creio também que são soluções que esteticamente valorizam a fachada, conferindo-lhe alegria, ritmo e vivacidade.
Pode ser que os condóminos do referido condomínio ainda venham a mudar de ideias...

Pedro Veiga disse...

Os toldos são soluções inteligentes que minimizam a falta de inteligência dos arquitectos, veja-se o exemplo de Espanha!

susana disse...

A solução para os vossos problemas:
http://www.ogivaglobal.pt/

Anónimo disse...

Eu não me importo com o calor que a minha fracção tem, embora que esta tenha uma exposição solar inferior ao bloco A. No entanto, se houver alguem muito incomodado com o calor que eventualmente sinta na sua fracção estou disponível para uma permuta. Qualquer questão contactem-me atraves do e-mail johnny_fast@hotmail.com