domingo, 4 de dezembro de 2005

Jardim da Estrela



O Jardim da Estrela tem mais de 150 anos. Hoje fui passear de manhã por lá. Já não lá ia há muito tempo e a questão dos bancos com encosto motivou-me o regresso. E se há poucos bancos com encosto nalguns conceitos de jardim moderno, nestes antigos o contraste é brutal.



Confesso que me atrai mais a estética da requalificação realizada na Quinta das Conchas que esta, mais antiga, mas não deixo de pensar que é importante haver um equilíbrio entre a solução imaginada no papel e a verdadeira função e missão de um jardim. E, a meu ver, o objectivo primordial é o aumento da qualidade de vida dos cidadãos proporcionando um espaço ao ar livre que possa ser usufruído de muitas maneiras diferentes.



5 comentários:

Ana Louro disse...

Pensando melhor sobre esta questão dos bancos e nas comentários em posts anteriores sobre este tema para mim o ideal seria a diversidade da oferta no mesmo jardim (com encosto e sem encosto). Se bem percebo das fotos que são bastante ilucidativas parece-me (pelas várias cor das madeiras e diferentes materiais) que ao longo do tempo foram sendo colocados diversos tipos de bancos. Desde que não me seja retirada a opção de utilizar os espaços relvados se calhar poderiam ser colocados mais alguns bancos no Parque das Conchas (dada a grande afluência de pessoas e utilização) embora também ache que a estética actual foi bem conseguida e que visualmente os bancos do Jardim da Estrela "aparecem" em excesso (mas aí tb não há relva!)

Rodrigo Bastos disse...

Gosto muito dos bancos que estão nas três primeiras fotografias.

Anónimo disse...

Há… o Jardim da Estrela e os seus bancos! Aqui está outro para você.

72shots.com

Anónimo disse...

Hi everybody. I need some help: two weeks ago I met a girl in Lisbon, in the bus 738. I just know that she is working in a vegetarian and macrobiotic restaurant, her name is Anita and she is from Brazil, she is so beautiful and has several tattoos on her chest and arms. She goes jogging in the Jardim da Estrela every Sunday or every Monday, I am not sure. I would LOVE to see her again. Can anyone help me to contact with this girl, please? I met her in Saldanha, so the restaurant where she works is probably in the north half of the city. I apologize for not writing this in Portuguese, please excuse me for that.

MANY THANKS,

Alberto (howmanymilesmustwemarch@hotmail.com)

Ilhéu disse...

é uma pena que as pessoas só gostarem da pedra e deixarem de dar valor ao estilo e requinte arquitectónico que os bancos do Jardim da Estrela tem.
as Conchas foi até bem concebido devido à população envolvente e ao uso que já tinha e que continuou a ter mas os Bancos de Madeira da Estrela dá sempre um requinte clássico a qualquer jardim.