sexta-feira, 9 de setembro de 2005

in PÚBLICO - Local Lisboa, dia 9 de Setembro de 2005

Carrilho quer mais e melhor polícia no Alto do Lumiar

O candidato do PS à Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Maria Carrilho, visitou ontem a Alta de Lisboa, empreendimento novo no Alto do Lumiar, tendo prometido o reforço da segurança na zona.

Num documento distribuído pela candidatura a propósito da visita ontem efectuada, Carrilho defende a criação de uma nova divisão da PSP no Alto do Lumiar, bem como "reorientar a acção operacional da Polícia Municipal de modo a afectar a sua acção ao reforço do policiamento de proximidade, em articulação com a PSP, nomeadamente perante idosos, escolas e estabelecimentos comerciais". O projecto do candidato socialista a construção de duas "esquadras de proximidade", a "afectar à PSP ou à Polícia Municipal", na Ameixoeira e no Alto do Lumiar.

Pretende, por outro lado, criar "concelhos distritais de segurança, ao nível dos distritos urbanos" - estrutura intermédia entre as juntas e a câmara que o candidato do PS pretende criar -, entidades onde terão assento associações de moradores, autarcas, paróquias, comerciantes, colectividades e forças de segurança. Serão fóruns permanentes de monitorização das questões de segurança. Ao nível das ferguesias serão criadas, de acordo com as promessas de Carrilho, as "unidades locais de segurança".

A Alta de Lisboa tem também uma componente de habitação municipal para realojamento de antigos moradores em bairros degradados, garantindo o candidato do PS que irá reestruturar o funcionamento da empresa municipal encarregue do empreendimento, a Gebalis. Carrilho promete descentralizar o funcionamento da empresa, ramificando-a pelos tais "distritos urbanos". E isto sem "acréscimo de custos" nem de "recursos humanos".

João Pedro Henriques



Não quero desvirtuar a boa vontade de Carrilho, mas as esquadras que promete não estavam já consignadas em Conselho de Ministros, tendo sido adiadas até agora por opção, e agora também falta de recursos, pela gestão de Santana Lopes na CML?

Faz hoje uma semana que vários blogs lançaram um repto às várias candidaturas à CML para que se pronunciassem acerca dos seus projectos para a Alta de Lisboa, não só no cumprimento do que estava projectado no PUAL mas sobretudo as medidas que se propõem tomar face a novos factos inerentes ao crescimento da nova zona da cidade. Até agora, apesar de emails diários a lembrar a pergunta, nenhuma candidatura respondeu.

Que raio, será assim tão difícil fazer copy paste dos vossos programas e estudos para alicerçar a candidatura à CML? Ou não tinham ainda pensado no problema?

2 comentários:

Anónimo disse...

Como nenhum deles tem um projecto bem definido é o que dá

Rodrigo Bastos disse...

A Alta de Lisboa representa um investimento de 220 milhões de contos. Não serão estes "números dignos" para que aja um "projecto" bem definido para este zona, principalmente por quem quer passar os próximos quatro anos a gerir a Câmara Municipal de Lisboa?.