Em sequência da troca de emails de ontem, o departamento de Relações Públicas foi muito mais expedito a responder:
Exmo Senhor,
Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa meljor atenção.
Em resposta, informamos que a informação que pretende não se encontra disponível no nosso site dado que se trata de um prolongamento ainda em estudo.
Segue então informação relativamente às questões colocadas sobre os prolongamentos da Linha Vermelha:
No presente encontra-se aprovado pela tutela e em fase de lançamento o prolongamento Oriente – Aeroporto.
Na mesma Linha estão previstos os seguintes empreendimentos:
a) Aeroporto – Lumiar (inclui a estação Alta de Lisboa)
b) Lumiar – Colégio Militar
Nesta fase não é possível adiantar quaisquer detalhes sobre a localização ou datas de abertura ao público das futuras estações uma vez que ainda estamos a proceder a diversos estudos e, por outro lado, tratam-se de empreendimentos que carecem de aprovação governamental.
Na expectativa de termos correspondido ao solicitado, apresentamos os melhores cumprimentos
Sónia Cardoso
Exmo Senhor,
Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual mereceu a nossa meljor atenção.
Em resposta, informamos que a informação que pretende não se encontra disponível no nosso site dado que se trata de um prolongamento ainda em estudo.
Segue então informação relativamente às questões colocadas sobre os prolongamentos da Linha Vermelha:
No presente encontra-se aprovado pela tutela e em fase de lançamento o prolongamento Oriente – Aeroporto.
Na mesma Linha estão previstos os seguintes empreendimentos:
a) Aeroporto – Lumiar (inclui a estação Alta de Lisboa)
b) Lumiar – Colégio Militar
Nesta fase não é possível adiantar quaisquer detalhes sobre a localização ou datas de abertura ao público das futuras estações uma vez que ainda estamos a proceder a diversos estudos e, por outro lado, tratam-se de empreendimentos que carecem de aprovação governamental.
Na expectativa de termos correspondido ao solicitado, apresentamos os melhores cumprimentos
Sónia Cardoso
8 comentários:
Viva Tiago,
Parabéns pelo esforço desenvolvido na obtenção desta informação.
Fica-se a saber que a frase "metro a menos de 500 m" colocada pela SGAL em todos os seus empreendimentos não é válida senão daqui a uns bons anos ou mesmo décadas...
Isto significa que o metro só estará a servir directamente a Alta de Lisboa, quando os principais núcleos habitacionais já estiverem construídos e habitados.
Isto é mais uma razão para a falta que faz a existência de um bom sistema ferroviário de transporte de superfície (ligeiro), que complemente a rede pesada do metro. Isto é um grande tema de discussão que merecia mais atenção por parte dos nossos governantes e empresários! Mas como romper o poderoso grupo defensor do automóvel privado na cidade?
Tens razão, infelizmente.
Contaram-me que a rede de autocarros da CArris não passa por algumas zonas da Expo alegadamente para não perturbar os residentes. A verdade é que houve um enorme abaixo-assinado desses mesmos moradores pedindo a extensão da dita rede, para seu óbvio benefício.
Continuo a acreditar no poder do protesto, no poder da persistência.
Gostava que expusesses mais alargadamente as virtudes de um sistema de transporte ferroviário de superfície. São apenas ambientais? (Para mim essas são importantíssimas)
Não vamos tb colocar a carroça à frente dos bois, como se fez na linha vermelha na altura da expo.
Vamos prolongar do aeroporto para o lumiar para servir quantos milhares ???
Nos próximos anos mt poucos, e por isso iriamos deitar muitos euros para a rua.
A Alta só vai ser "rentável" como cidade daqui a algumas décadas.
As vantagens de um sistema de transporte ferroviário ligeiro são muitas das quais se destacam à cabeça as ambientais. São veículos não poluidores (em gases libertados e no ruído), a sua instalação contribui para o melhoramento das áreas pedonais envolventes e permitem uma viagem de superfície em que há um permanente contacto com a rua (o que torna num factos de aumento da segurança). Todavia, para serem eficazes é necessário expulsar os automóveis particulares da faixa onde circulam e reorganizar todo o trânsito à superfície.
Outras vantagens: Lisboa não tem recursos financeiros para construir uma rede de metro autêntica com o padrão das actuais reduzidas linhas. Nem dinheiro nem tempo! Se Lisboa fosse actualmente bem servida por uma boa rede de metro teria necessidade de ter: uma linha circular que unisse o norte ao sul cruzando o Tejo em duas passagens e pelo menos mais duas novas linhas radiais tão extensas quanto as actuais linhas amarela ou azul! Quanto é que isto custaria?
Muitas cidades europeias apostaram em sistemas de electricos rápidos que circulam muito eficientemente em determinadas áreas onde o automóvel privado tem uma muito tímida presença! Dou dois exemplos que conheço: Amesterdão e Basileia. Estes sistemas de transporte são bons sobretudo para as zonas históricas das cidades porque lhes dão vida e lhes preservam a qualidade ambiental.
Além do mais apesar de hoje ser tecnicamente possível construir um metro subterrâneo em qualquer tipo de solo, o que falta são recursos financeiros para solucionar problemas geotécnicos gravíssimos por causa da construção em profundidade! Lisboa é um bom exemplo disso. Lembram-se do acidente do Terreiro do Paço com o metro? Quanto foi gasto para remendar um problema complexo resultante do transporte de milhões de metros cúbicos de sedimento pelas águas subterrâneas, que hoje põe em causa a estabilidade geotécnica de uma parte da baixa de Lisboa?
Esta é mais uma razão para se apostar em soluções de transporte eficientes e de superfície compatíveis com o valor das cidades que habitamos.
Há muito mais para dizer e este tema tem de certeza matéria para um programa de televisão!
Quanto è extensão do metro para a Alta de Lisboa eu penso que é um investimento viável desde que seja pensado segundo o esquema de expansão lógica da rede que sirva a cidade e não apenas um núcleo habitacional! Aliás, é nessa perspectiva que se prevê o prolongamento da linha vermelha, o que o torna num bom investimento.
Porque é que é vocês gostam tanto da Alta de Lisboa ? Há tantos sítios melhores para morar, mesmo em Lisboa.Há gostos para tudo.
Pois há! Há quem goste de morar em Chelas, há quem goste de morar na Mouraria, há quem goste de morar em Alfama, há quem goste de morar na Av. de Roma, há quem goste de morar na Lapa, há quem goste de morar em Benfica, há quem goste de morar no Restelo,...
E se considerarmos a Grande Lisboa, podemos falar em gostar de morar em Cascais, Sintra, Cacém, Almada, Cova da Piedade, Amadora, Sta Iria da Azoia, Odivelas, Queluz, Oeiras, S. Marcos, e por aí fora. Eu também penso que há gostos para tudo! O mais difícil é optar com tantas escolhas possíveis!
Ora aí estão excelentes tópicos de discussão:
- Porque vamos viver para a Alta de Lisboa?
- Quais as vantagens e desvantagens em relação a outros bairros de Lisboa?
- O que motiva os blogs sobre bairros?
- O que motiva a provocaçãozinha do Anonymous?
Porque é em Lisboa.
Porque é um bairro que se está a construir com pés e cabeça.
Os blogs são a substituição dos cafés de bairro.
Conversa ???!!!
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