tag:blogger.com,1999:blog-13354334.post114371781987214708..comments2023-09-16T09:28:25.952+01:00Comments on Viver na Alta de Lisboa: Evocar Duarte PachecoTiagohttp://www.blogger.com/profile/00887113196893309632noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1144270425214906072006-04-05T21:53:00.000+01:002006-04-05T21:53:00.000+01:00O caso do Parque das Nações é exemplar do que não ...O caso do Parque das Nações é exemplar do que não deve ser feito. Primeiro, não se pensou nos transportes públicos. Não sei como é que está agora, mas ainda há pouco li que havia queixas de quase não haver autocarros. Segundo, aparentemente não se fizeram estacionamentos suficientes, e mal aquilo tinha sido inaugurado já havia carros nos passeios. Não percebo como isto é possível, dado que, ao Pedroohttps://www.blogger.com/profile/15975127775413049376noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1144185908207336632006-04-04T22:25:00.000+01:002006-04-04T22:25:00.000+01:00Uma medida permanente do ano passado (no âmbito da...Uma medida permanente do ano passado (no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade) foi o corredor BUS intermitente na Alameda da Universidade. Quando há autocarros o sistema sinaliza o corredor para os carros não passarem e a fluidez de circulação dos autocarros em hora de ponta aumentou (há tempos comparativos).<BR/>As pessoas que vivem nas zonas centrais de Lisboa não têm mesmo automóvel, basta Ana Lourohttps://www.blogger.com/profile/03870202776890559409noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1144173308969807232006-04-04T18:55:00.000+01:002006-04-04T18:55:00.000+01:00Tiago, há maneiras de conseguir pôr os TP a andar ...Tiago, há maneiras de conseguir pôr os TP a andar mesmo com os engarrafamentos -- com faixas bus e, se não houver espaço, com restrições aos carros, paciência. Acho que estamos todos de acordo em que é fundamental haver menos carros a circular em Lisboa. Pelo que me toca, sou uma das pessoas mais irritadas com este assunto que conheço, e há muitos anos. E como sabes nem carta tenho. Agora, para Pedroohttps://www.blogger.com/profile/15975127775413049376noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1144171428077617862006-04-04T18:23:00.000+01:002006-04-04T18:23:00.000+01:00Bravo... Como o mal já está feito, é agora continu...Bravo... Como o mal já está feito, é agora continuar com isto. Até onde, Pedro?Tiagohttps://www.blogger.com/profile/00887113196893309632noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1144170895841911142006-04-04T18:14:00.000+01:002006-04-04T18:14:00.000+01:00Seria interessante o nosso estado democrático dar-...Seria interessante o nosso estado democrático dar-lhe uma de vianocastelense e determinar que os automóveis estavam - por conta do bem comum - proibidos de entrar em Lisboa. Isto depois de, durante mais de 30 anos ter incentivado a fuga para o subúrbio, a compra de automóvel próprio, a deterioração da qualidade de transporte público, etc. etc. etc.<BR/>Come e cala-te ó perigoso meliante produtor Pedro Cruz Gomeshttps://www.blogger.com/profile/16477006053175370211noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1144170403437770992006-04-04T18:06:00.000+01:002006-04-04T18:06:00.000+01:00Pois eu não estou de acordo convosco. E não ajo po...Pois eu não estou de acordo convosco. E não ajo por fundamentalismo. Uso carro em Lisboa e ajudo a aumentar os níveis de poluição. Mas independentemente das opções pessoais de cada um, porque também tenho a meu favor usar mais vezes transportes públicos do que carro, trata-se de organizar a cidade e as lei de forma a servir melhor as pessoas.<BR/><BR/>As pessoas optam por andar de carro porque é Tiagohttps://www.blogger.com/profile/00887113196893309632noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1144169096730447922006-04-04T17:44:00.000+01:002006-04-04T17:44:00.000+01:00Nem mais, Pedro. Isto de concordarmos tanto um com...Nem mais, Pedro. Isto de concordarmos tanto um com o outro, deve ser de sermos homónimos...Pedro Cruz Gomeshttps://www.blogger.com/profile/16477006053175370211noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1144163343386071812006-04-04T16:09:00.000+01:002006-04-04T16:09:00.000+01:00Bom, acabei por repetir parte do que o Pedro do P-...Bom, acabei por repetir parte do que o Pedro do P-Reboque já tinha dito.<BR/><BR/>Só queria acrescentar que não concordo muito com a maneira como pões a questão da invasão da cidade pelos carros. Houve de facto uma explosão no número de carros, mas isso era inevitável, e de resto seguiu a tendência que já tinha ocorrido noutros países. Parece-me que o problema foi sobretudo, por um lado, os Pedroohttps://www.blogger.com/profile/15975127775413049376noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1144162550479791092006-04-04T15:55:00.000+01:002006-04-04T15:55:00.000+01:00Atenção, o Duarte Pacheco nada teve a ver com os O...Atenção, o Duarte Pacheco nada teve a ver com os Olivais. O que o João Soares quis dizer é que foi a política de municipalização dos solos desenvolvida pelo DP possibilitou essa intervenção, e várias outras de iniciativa da CML -- por ordem cronológica, Alvalade, Olivais, Chelas e Telheiras, todas elas depois da morte do DP.<BR/><BR/>É preciso também ver que o que o DP fez só foi possível no Pedroohttps://www.blogger.com/profile/15975127775413049376noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1143740834547018442006-03-30T18:47:00.000+01:002006-03-30T18:47:00.000+01:00Há muitos anos que coloquei Duarte Pacheco no topo...Há muitos anos que coloquei Duarte Pacheco no topo do meu altar privado aos grandes homens que tiveram engenho e arte para trazer a Lisboa o que ela tem de bom (sendo os outros dois, naturalmente, o superstar Sebastião José e o quase desconhecido Rosa Araújo). Para além da obra que lhe fui conhecendo - não só na capital como no resto do país enquanto ministro das Obras Públicas - a minha Pedro Cruz Gomeshttps://www.blogger.com/profile/16477006053175370211noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1143730364995584842006-03-30T15:52:00.000+01:002006-03-30T15:52:00.000+01:00Excelente post Tiago. A dedicação de Duarte Pachec...Excelente post Tiago. A dedicação de Duarte Pacheco à cidade foi única e os bons resultados estão hoje à vista. Desconhecia que os Olivais têm a organização que hoje vemos graças a este senhor. <BR/>Este tema está em sintonia com os tempos que estamos a viver, que anunciam grandes transformações no nosso viver quotidiano.<BR/>Já experimentei uma viagem casa-trabalho-casa de bicicleta e Pedro Veigahttps://www.blogger.com/profile/00975620146486061213noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-13354334.post-1143722489362622902006-03-30T13:41:00.000+01:002006-03-30T13:41:00.000+01:00Como te disse ontem, e para que fique registado, a...Como te disse ontem, e para que fique registado, a nossa Praça de Espanha foi planeado pelo Duarte Pacheco, como um projecto temporário para a distribuição viária daquela zona.<BR/>O senhor até em projectos temporários trabalhava bem!!!<BR/><BR/><BR/>Muito se tem falado da criação de parques automóveis nas zonas periféricas de Lisboa, para que o centro fique menos povoado e poluido.<BR/><BR/>Os susanahttps://www.blogger.com/profile/07663100101167774841noreply@blogger.com